superlotações – #melhoraraeducaçãonoBrasil

#melhoraraeducaçãonoBrasil

A mentalidade colonial e das épocas subsequentes : do “só limpar onde passa o padre”, do “só pra inglês ver”, do “só pra constar”, do “empurra com a barriga”, ou ainda,  “o que os olhos não vêem o coração não sente”, tem causado muitos estragos há séculos, no Brasil.

As superlotações desumanas em escolas, nos transportes coletivos, nos presídios, nas filas de esperas nos hospitais do SUS,  e o tráfego absurdo no trânsito das grandes capitais, denotam total falta de infraestrutura e incompetência total na gestão da administração, ou seja, governos incompetentes que além de roubarem as verbas, roubam a vida das populações!

Estes ladrões de vidas irresponsáveis e imorais não querem nem saber o que professoras(es) passam em salas de aulas superlotadas. Simplesmente classes superlotadas não servem para educar ninguém, são infernos produzidos por uma sociedade torta que aceita pacificamente enormes injustiças  que pioram com a presença de normas burocráticas que fazem a (o) professor(a) perder tempo fazendo chamadas e preenchendo diários inúteis.
As escolas cheias de grades poderiam então ter catracas nos portões como nos presídios, empresas e universidades privadas, assim o estudante passaria seu crachá na catraca e então as chamadas nem precisariam ser feitas!
Classes super lotadas poderiam ter suas paredes derrubadas como ocorreu na escola municipal Amorim Limaclique aqui no Butantã, cidade de São Paulo, os alunos passaram a trabalhar por projetos, outra visão diametralmente oposta a esta educação tradicional fracassada. 

A EMEF Amorim Lima teve inspiração na Escola da Ponte, de Portugal e nos mostra ser excelente e possível, além de poder contribuir com o caos de nossa educação que atualmente tem urgência total de mudanças, e pra isto precisa da  vontade, da mobilização de todos para tudo voltar a ser de verdade, deixar de ser esta mentira da grossa, como dizia Paulo Freire: “você finge que ensina e eu finjo que aprendo!”. 

Com todas estas  transformações que o mundo anda passando, a autonomia é vital hoje.
Sempre há novos e bons caminhos, só depende das pessoas entenderem que mudar é urgente e preciso!

Nadia Gal Stabile – 01 11 2015

 #melhoraraeducaçãonoBrasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s