10 REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO – MELHORAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL

 #melhoraraeducaçãonoBrasil

1 – escolas não podem ser “aquários”, nem “prisões” e nem “fábricas”.

2 – fileiras de carteiras são ridículas, foram inventadas para fazer os alunos não verem os rostos dos outros, para individualizar o que nunca poderia se individualizar. Sem ver os rostos dos outros, ou no máximo o rosto do parceiro, (antigamente algumas  escolas tinham carteiras duplas), sem poderem se ver, lado a lado, ou frente a frente, deve ter sido esta a origem de tantos tipos de bullyings nas escolas de hoje!

3 – o (a) professor(a) lá na frente, em pé, ou sentada a uma mesa maior, só isto já significa que a sala de aula é de um dono, assim como o conhecimento… conhecimento que quem escolhe, é o dono da sala de aula, subestimando ao máximo o interesse dos alunos!

4 – ao invés da individualidade, promove-se o individualismo, o interesse intelectual dos alunos é posto em último plano.

5 – a educação tradicional não pode ser chamada de educação, mas de perdição intelectual e social.

6 – a rejeição dos antigos , bem mais velhos do que eu, (tenho 57 anos), em relação às escolas, é algo considerável porque elas desde sempre desrespeitaram  os conhecimentos dos alunos trazidos de casa ou do local em que vivem. Só de uns 15 anos para cá é que pude ver escolas tentando trazer avôs para atividades dentro da escola, para contarem suas histórias e etc.

7 – o que o governo de São Paulo quer fazer com as escolas públicas, separando alunos por faixas etárias, é um dos maiores absurdos possíveis! As crianças e jovens precisam conviver e se forem separadas, que seja por temas de estudo, assim como outras escolas, fora do sistema tradicional, já vem fazendo!

8 – a educação não pode ser separada de nada, como dizem, educação é a própria vida. As escolas precisam estar interligadas, integradas e interagindo de todas as formas com todo o bairro e cidade a que pertencem!

9 – quanto mais a autonomia das escolas, dos professores, dos alunos e de todos os profissionais envolvidos na educação, crescer, mais será possível a educação brasileira melhorar!

10  – este exercício de escrever sobre o que sinto, sei e penso sobre educação, tem me feito muito bem, agradeço a todos que acessam o que ando escrevendo e sei que absurdos enormes praticados pelo governo, não poderão prejudicar pessoas que se dedicam a cooperar e a transformar tudo o que está ai nos atrapalhando! As crises trazem mudanças, e quase sempre para melhor!

Nadia Gal Stabile – 05 11 2015


#melhoraraeducaçãonoBrasil


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s