DRONE EM MARIANA MG E LETICIA OLIVEIRA DIRIGENTE DO MAB COMENTA A TRAGÉDIA EM MG




Após 48 horas do rompimento das barragens de rejeitos em Bento Rodrigues e Mariana, foram encontradas duas pessoas mortas e 28 ainda estão desaparecidas, sendo que não oficialmente, este número pode ser bem maior. Animais estão ilhados, cães desorientados, saques ocorreram nas casas e um empresário usou um drone para cooperar nas buscas. O jornalista Luiz Carlos Azenha no jornal da Tv Record é quem fez a reportagem com uma outra jornalista.

*Podemos constatar que fatalidades não houveram, mas negligência e irresponsabilidade. *Veja matéria do Viomundo aqui: http://www.viomundo.com.br/denuncias/mab-denuncia-a-negligencia-total-das-mineradoras-vale-e-bhp-billiton-controladoras-da-samarco-sao-responsaveis-pelo-rompimento-das-barragens-em-mariana-ha-muitos-anos-a-comunidade-alerta-sobre-os.html

Nadia Gal Stabile – 08 11 15


https://www.youtube.com/watch?v=twvm0kIICz8&feature=youtu.be
 

MAB denuncia: Vale e BHP Billiton, controladoras da Samarco, são responsáveis pelo rompimento das barragens; há anos comunidade alerta

publicado em 07 de novembro de 2015 às 19:07

 http://www.viomundo.com.br/denuncias/mab-denuncia-a-negligencia-total-das-mineradoras-vale-e-bhp-billiton-controladoras-da-samarco-sao-responsaveis-pelo-rompimento-das-barragens-em-mariana-ha-muitos-anos-a-comunidade-alerta-sobre-os.html
*veja as fotos acessando o link acima:

As três primeiras fotos (do topo para baixo) são do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, via Fotos Públicas; as outras duas são de Antônio Cruz, da Agência Brasil

Nota do Movimento dos Atingidos por Barragens 

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras da mineração e com todas as famílias do distrito de Bento Rodrigues, que pertence ao município de Mariana, região central de Minas Gerais, vítimas do rompimento de duas barragens de rejeito mineral que pertencem a Samarco Mineração S.A, empresa controlada pelos grupos Vale e BHP Billiton.
A onda de lama contaminada com mercúrio, arsênio e ferro arrasou a comunidade que tinha cerca de 600 moradores. Cerca de 30 trabalhadores estavam no local na hora do rompimento. Pelo menos 10 pessoas morreram e o número de desaparecidos ultrapassa 100 pessoas, incluindo crianças. Cerca de 500 foram resgatadas.
A lama chegou ao Rio do Carmo atingindo moradores a 70 km de Mariana e agora está próxima a barragem de Candonga, no inicio do Rio Doce. Corpos descem o rio em meio a grande quantidade de entulhos e sujeiras. Comunidades estão isoladas e sem energia. O abastecimento de muitas cidades está sendo comprometido.
O MAB denuncia que as empresas Vale e BHP são responsáveis pelo rompimento. Há muitos anos, a comunidade vem alertando sobre os riscos. Ontem, na hora do almoço, trabalhadores ouviram estrondos, mas as atividades continuaram. Suspeitas de que um terremoto teria provocado o acidente não se sustenta visto que foi um tremor de baixíssimo impacto. Não havia nenhum mecanismo de aviso e socorro à população, como exigido em lei. Todo o processo de socorro aos desabrigados está sendo feito pela Prefeitura de Mariana. A negligência das empresas é total.
Solidários na dor pelas perdas irreparáveis e pelos prejuízos incalculáveis causados pelas empresas, chamamos toda a população e as organizações sociais da região a se unirem em torno de uma pauta que garanta o respeito aos direitos das famílias e a dignidade da vida de cada trabalhador e trabalhadora que produz a riqueza da Samarco Mineração que lucrou mais de R$2 bilhões em 2014.
A mineração deve estar a serviço da soberania popular e não dos desmandos e barbaridades cometidas por empresas como a Vale que tem no desrespeito às populações e aos trabalhadores a sua marca registrada. Por isto, continuamos em luta.
*****
Letícia Oliveira, da coordenação estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Minas Gerais, ao Brasil de Fato. Vídeo: Rafaella Dotta

 https://www.youtube.com/watch?v=G5G2NtGR6Uw#t=11
 


Publicado em 7 de nov de 2015

Leticia Oliveira, da coordenação estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Minas Gerais: “A gente está fazendo várias denúncias. A primeira é que a Samarco é uma empresa que tem metade de suas ações nas mãos da Vale e metade nas da BHP Billiton, que são as duas maiores mineradoras do mundo e que lucram bastante nesse processo. Essas empresas lucram muito e a gente vê que não estão investindo tanto em segurança dos seus empreendimentos, sem pensar na população que sofre com isso. A Samarco já teve anteriormente o rompimento de um mineroduto, há uns anos atrás, o que mostra que já existe essa repetição dessas questões”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

DITIRAMBOS

Poemas, Ensaios, Críticas, Biografias, Tudo Sobre Poesia e Poetas Realmente Importantes. A Poesia em Diálogo com outras Artes. A isso se propõe o Ditirambos. Haroldo de Campos: Não importa de fato chamar o poema de poema: importa consumi-lo, de uma ou outra forma, como coisa.

biobiosaudefeminina

Saúde Feminina & Absorventes Reutilizáveis

Socializando Saberes

Somos o que compartilhamos...

Oceano de Letras

Just another WordPress.com site

Ensaios, Ideias e Reflexões

"Suba ao monte e contempla a terra prometida; mas não direi que entrará nela."

Afeto é deixar-se afetar

Por Alexandra Mandalla

Nadia Gal Stabile - Arte digital

Arte Digital de Nadia Gal Stabile

Farofa Filosófica

Ciências Humanas em debate: conteúdo para descascar abacaxis...

eladiofernandez

Luz sobre sombras. Café cultural.

CARMELIANA

Arte e Literatura

Estudantesporemprestimo's Blog

Just another WordPress.com weblog

Instituto Augusto Boal (blog oficial)

Preservar e fomentar o legado de Augusto Boal

Notícias

Sua melhor fonte de informações no Brasil sobre o ator sul coreano Jung Kyung Ho

EL ROBOT PESCADOR

pescando noticias de aquí y de allá...

Sustentabilidade e Democracia

Contribuindo Para um Mundo Mais Justo

Douda Correria

Nascida em 2013, a Douda Correria tem uma linha editorial muito ténue, tão ténue que quase não se vê, uma linha que mais do que se ver pressente-se nos títulos que por paixão vai dando à estampa. No seu labirinto de afectos encontram-se autores de várias línguas, sendo o que de mais belo há neles a capacidade de inventar sua própria linguagem sem menosprezar a dos outros. É possível que nada disto faça sentido, é até desejável que nada disto faça sentido. Um cavalo alucinado também não faz sentido, no entanto galga e prossegue sob a espora. (Contacto: doudacorreria107@gmail.com - Facebook: https://www.facebook.com/doudascorrerias/)

Saindo das prateleiras

Exterminando as traças e os troços

Leonardo Boff

O site recolhe os artigos que escrevo semanalmente e de alguns outros que considero notáveis.Os temas são ética,ecologia,política e espiritualidade.

radioproletario

Comuna Libertária - Palavra Libertária

professores contra o escola sem partido

Educadoras, educadores e estudantes contra a censura na educação

JORNALIVRE

O jornalismo em prol da liberdade

RE-EVOLUCIÓN

Combatiendo al fascismo internacional

Hits Perdidos

Em busca do próximo grande hit

Alice Duarte Soluções Sistêmicas

Atendimentos em grupo e individual (presencial e on-line) e workshops teórico-vivenciais. Facilitação de processos de autoconhecimento, solução de conflitos, tomada de decisão, diagnóstico e cura emocional através da Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional (Hellinger Sciencia).

Lida Diária

conjuntura política e contextos de luta - por Marcelo Castañeda

MONKEYJHAYAM

DIARIO DE BORDO!!!

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close