Nair Benedicto desnuda a realidade em exposição na Casa da Imagem – até 7 de fevereiro de 2016

 

*Entrada gratuita – até 7 de fevereiro de 2016

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=19152

Nair Benedicto desnuda a realidade em exposição na Casa da Imagem

“Por debaixo do pano” traz 117 imagens da fotógrafa até fevereiro

Por Giovanna Longo


Em razão de seu ofício, Nair Benedicto pôde viver e testemunhar momentos históricos e impactantes da história brasileira, como a ditadura militar. De forma poética e ao mesmo tempo contundente, as imagens capturadas por suas experientes lentes fotográficas nos convidam à reflexão sobre o passado e os rumos do presente.

É com essa proposta que chegou à Casa da Imagem, no dia 8 de novembro, a exposição “Por debaixo do pano”, que traz 117 imagens da fotógrafa, com a curadoria de Diógenes Moura. O conjunto revela, segundo ele, “a realidade falsamente camuflada e desnuda da nossa vida cotidiana”. Os registros abordam temas como tribos indígenas, manifestações populares e desigualdade social. Haverá também retratos de um Brasil desconhecido, como um bloco de maracatu só de mulheres fotografado na Zona da Mata pernambucana. “O que eu quero guardar é a mágica que se estabelece no encontro com essas pessoas. Estar diante do mundo e deixar que ele interfira no meu olhar. É essa sensação que provoca em mim o desejo de compartilhar o que vi e vivi”, revela Nair.

Além das fotos, a exposição conta, ainda, com a exibição de dois registros audiovisuais que a agência F/4 de Fotojornalismo, fundada por ela em 1979, assina como correalizadora, ao lado do Grupo Maria Bonita. Embora produzidos na década de 1980, os vídeos têm uma temática absolutamente contemporânea, prova disso é a própria redação do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio), cujo tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Os filmes, intitulados “Não quero ser a próxima” e “O prazer é nosso”, colocam a mulher primeiro como vítima de abusos e maus-tratos por parte de seus maridos ou companheiros e, depois, falando sobre sexualidade de modo livre por meio de suas próprias experiências libertadoras.

Daniel Malva
O artista Daniel Malva inaugurou, no Solar da Marquesa de Santos (ao lado da Casa da Imagem), a série inédita “O jardim”, que reúne 24 fotografias na exposição “A medida do tempo das coisas”, com curadoria de Henrique Siqueira e Monica Caldiron. A obra evidencia a relação entre a morte e o tempo, combinando o passado e o presente.

Serviço:| Casa da Imagem e Solar da Marquesa de Santos. Rua Roberto Simonsen, 136-B. Próximo da estação Sé do Metrô. Ao lado do Pátio do Colégio. Centro. Tel. 3241-4238. De 8/11 a 7/2/2016. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

*acessar link a seguir para ver mais:
https://www.google.com.br/search?q=nair+benedicto&safe=off&biw=1248&bih=670&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjQrcvUhdfJAhUJS5AKHZOXCioQ_AUIBigB#imgdii=E4b-TXLU6RN3DM%3A%3BE4b-TXLU6RN3DM%3A%3Bw62X2eO6PQqLxM%3A&imgrc=E4b-TXLU6RN3DM%3A

 

https://blogwallme.wordpress.com/2012/08/24/livro-de-nair-benedito-com-producao-grafica-de-fausto-chermont-e-lancado-no-festfotopoa/

var linkwithin_site_id = 2445455; http://www.linkwithin.com/widget.jsRelated Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Anúncios
Categorias Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

DITIRAMBOS

Poemas, Ensaios, Críticas, Biografias, Tudo Sobre Poesia e Poetas Realmente Importantes. A Poesia em Diálogo com outras Artes. A isso se propõe o Ditirambos. Haroldo de Campos: Não importa de fato chamar o poema de poema: importa consumi-lo, de uma ou outra forma, como coisa.

biobiosaudefeminina

Saúde Feminina & Absorventes Reutilizáveis

Socializando Saberes

Somos o que compartilhamos...

Oceano de Letras

Just another WordPress.com site

Ensaios, Ideias e Reflexões

"Suba ao monte e contempla a terra prometida; mas não direi que entrará nela."

Afeto é deixar-se afetar

Por Alexandra Mandalla

Nadia Gal Stabile - Arte digital

Arte Digital de Nadia Gal Stabile

Farofa Filosófica

Ciências Humanas em debate: conteúdo para descascar abacaxis...

eladiofernandez

Luz sobre sombras. Café cultural.

CARMELIANA

Arte e Literatura

Estudantesporemprestimo's Blog

Just another WordPress.com weblog

Instituto Augusto Boal (blog oficial)

Preservar e fomentar o legado de Augusto Boal

Notícias

Sua melhor fonte de informações no Brasil sobre o ator sul coreano Jung Kyung Ho

EL ROBOT PESCADOR

pescando noticias de aquí y de allá...

Sustentabilidade e Democracia

Contribuindo Para um Mundo Mais Justo

Douda Correria

Nascida em 2013, a Douda Correria tem uma linha editorial muito ténue, tão ténue que quase não se vê, uma linha que mais do que se ver pressente-se nos títulos que por paixão vai dando à estampa. No seu labirinto de afectos encontram-se autores de várias línguas, sendo o que de mais belo há neles a capacidade de inventar sua própria linguagem sem menosprezar a dos outros. É possível que nada disto faça sentido, é até desejável que nada disto faça sentido. Um cavalo alucinado também não faz sentido, no entanto galga e prossegue sob a espora. (Contacto: doudacorreria107@gmail.com - Facebook: https://www.facebook.com/doudascorrerias/)

Saindo das prateleiras

Exterminando as traças e os troços

Leonardo Boff

O site recolhe os artigos que escrevo semanalmente e de alguns outros que considero notáveis.Os temas são ética,ecologia,política e espiritualidade.

radioproletario

Comuna Libertária - Palavra Libertária

professores contra o escola sem partido

Educadoras, educadores e estudantes contra a censura na educação

JORNALIVRE

O jornalismo em prol da liberdade

RE-EVOLUCIÓN

Combatiendo al fascismo internacional

Hits Perdidos

Em busca do próximo grande hit

Alice Duarte Soluções Sistêmicas

Atendimentos em grupo e individual (presencial e on-line) e workshops teórico-vivenciais. Facilitação de processos de autoconhecimento, solução de conflitos, tomada de decisão, diagnóstico e cura emocional através da Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional (Hellinger Sciencia).

Lida Diária

conjuntura política e contextos de luta - por Marcelo Castañeda

MONKEYJHAYAM

DIARIO DE BORDO!!!

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close