Reintegração de posse destrói aldeia na Terra Indígena Comexatibá e Povo Pataxó pede providencias da FUNAI

http://radioyande.com/default.php?pagina=blog.php&site_id=975&pagina_id=21862&tipo=post&post_id=487
 


Reintegração de posse destrói aldeia na Terra Indígena Comexatibá e Povo Pataxó pede providencias da FUNAI

19 de Janeiro de 2016
Indígenas denunciaram que a decisão foi arbitrária pois a Terra Indígena foi reconhecida em 2015. A ação da Polícia Federal e Militar foi aplicada pelo mandado de reintegração de posse na Terra Indígena Comexatibá,no distrito de Cumuruxatiba, que pertence à cidade de Prado, extremo-sul da Bahia.

O Povo Pataxó pede providencias urgentes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e prometem resistir na comunidade. Posto de saúde, escola e moradias foram destruídos. A Terra Indígena Comexatibá, também conhecida como Aldeia Cahy, teve o centro cultural incendiado e atentados contra a comunidade em 2015.

A empresária Catarina Azevedo Pompeu é uma das que reivindica a área, ela é dona de um estabelecimento hoteleiro no local da terra indígena. Empresários, fazendeiros, grileiros e outros cobiçam o território. Empreendimentos de turismo, imobiliários e resorts são interesse de investidores na região. 

Ano passado foi publicado no Diário Oficial da União, o Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Comexatibá, anteriormente chamada de Cahy-Pequi e assinado pelo presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa. A decisão era aguardada pelos indígenas desde 2013, pois ocupantes não indígenas de um assentamento do Incra, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Justiça Federal questionavam se era um território indígena reconhecido pelo Estado.

As aldeias que fazem parte do território Pataxó de Cumuruxatiba são: Aldeia Nova, Corumbauzinho, Águas Belas, Craveiros, Alegria Nova, Tawá, Pequi, Tibá, Kaí, Dois Irmãos.

Redação Yandê








INÍCIO 


var linkwithin_site_id = 2445455; Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...http://www.linkwithin.com/widget.js

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s