MAPA DE HORTAS URBANAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

 *praça do ciclista – av.paulista com consolação

http://muda.org.br/mapa/

Mapas :
Hortas urbanas, produtos orgânicos e agroecológicos, restaurantes, organizações envolvidas em agroecologia






AINDA TEM DÚVIDAS? VEJA A SEÇÃO ABAIXO:

http://muda.org.br/faq/



PERGUNTAS FREQUENTES

  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE AGRICULTURA “CONVENCIONAL”, ORGÂNICA E AGROECOLOGIA?

    De forma bem resumida, a diferença entre essas três práticas é a seguinte: A agricultura “convencional” é derivada da revolução verde, baseada no uso intensivo de adubos minerais e agrotóxicos; é praticada em monoculturas e altamente mecanizada. A agricultura orgânica é utilizada para produção de alimentos sem o uso de produtos ou insumos químicos que possam fazer mal à saúde do ser humano ou ao ambiente. A agroecologia, por sua vez, incorpora os princípios da agricultura orgânica, e insere novos aspectos como preocupações socioecônomicas, entre elas o bem-estar do agricultor, a economia solidária e os mercados locais. Portanto todo cultivo que segue a agroecologia é orgânico, mas nem toda prática de agricultura orgânica é agroecológica.

  • ONDE POSSO ENCONTRAR PRODUTOS ORGÂNICOS?

    Há cada vez mais opções de lugares onde você pode encontrar produtos orgânicos em São Paulo. Alguns dos tipos de comercialização e distribuição são: – Feiras de orgânicos e barracas nas demais feiras livres; – Delivery de orgânicos; – Varejo, atacado e box de mercados municipais e do Ceagesp; – Produtores que comercializam no local em que cultivam; – Mercados, supermercados e lojas especializadas; – Produtores e distribuidores de mudas e sementes; – E mais ainda por vir. Para ajudar a encontrar o local de venda mais próximo a você, dê uma olhada no nosso mapa, selecionando o pin “Produtos Orgânicos ou Agroecológicos”. Lá você pode ver detalhes para contato, localização, comentar sua experiência no local e mais. Estamos constantemente adicionando novas informações.

  • QUERO PLANTAR, POR ONDE COMEÇAR?

    Primeiro busque um espaço, algum lugar onde bata sol ao menos 4 horas por dia. Escolha as plantas que quer cultivar e estude um pouco sobre elas: busque saber o quanto de água e sol elas precisam. Depois, procure o recipiente ou técnica para criar o recipiente ou canteiro aonde você realizará o plantio, ele deve ser adequado tanto para o tipo de crescimento da planta, quanto para o seu dia a dia e espaço. Temos diversas dicas na seção de Conteúdo, em “Faça Você Mesmo”, com exemplos, instruções úteis e mais. Além disso, recomendamos os grupos de trocas de experiências nas redes sociais online, cursos, oficinas (confira na agenda) e nos mutirões de hortas comunitárias (veja no mapa a mais próxima de você). No seu vaso ou canteiro, coloque terra já adubada, ou ainda, faça seu próprio adubo e misture com uma porção de terra e/ou areia. E pronto! Cuide de sua planta e ela lhe retribuirá.

  • COMO FAÇO PARA INICIAR UMA HORTA COMUNITÁRIA?

    Busque interessados na sua região que também queiram fazer uma horta, ou que já façam. Uma boa dica é postar no grupo dos Hortelões Urbanos, no Facebook (https://www.facebook.com/groups/horteloes), onde muitas pessoas envolvidas e/ou com hortas urbanas trocam informações. Selecione o local onde imagina que possa existir uma horta, pode ser uma praça, um quintal, a lateral de uma calçada, uma calha, um telhado ou qualquer outro lugar aonde você gostaria de plantar e que tenha acesso a água limpa. Planeje como serão os canteiros, vasos ou outro formato de plantio, e faça uma boa divulgação no bairro. Marque um mutirão com pessoas que querem trabalhar, conversar, fazer plaquinhas, ensinar as crianças, colocar a mão na terra e conhecer novas pessoas. Depois, será preciso cuidar da sua horta e definir como será o manejo dela: quem irá regar e quem irá fazer a manutenção geral dos canteiros. Faça a colheita e compartilhe com todos a produção da sua horta. Além disso, dê uma olhada no nosso mapa, estamos sempre adicionando novas informações sobre hortas comunitárias, divulgue a sua.

  • COMO POSSO MANDAR UMA SUGESTÃO AO MUDA-SP?

    Você encontrará ao final de cada página do site os campos para ‘CONTATO’, no qual poderá enviar mensagens com suas sugestões. Nós as recebemos e as lemos muito agradecidos, pois este site é colaborativo, aberto a notícias, vídeos, dados para o mapa, divulgação de eventos, manuais ou demais sugestões. Retornaremos assim que possível!

  • COMO POSSO INSERIR UM PONTO NO MAPA?

    No lado direito do mapa, você encontrará a opção “Insira sua iniciativa no mapa”, ao clicar nela um pequeno formulário aparecerá, é só preencher e, ao finalizar, clicar na flecha branca para enviar. Receberemos sua mensagem muito agradecidos por mais um ponto de fomento da agroecologia. Entraremos em contato assim que possível para confirmar a publicação dos dados.

  • GOSTARIA DE PUBLICAR UM EVENTO NA AGENDA DO SITE, COMO FAÇO?

    Criamos algumas ferramentas para ajudar a organizar essas informações e criar um banco de dados! Na página de Conteúdo, temos campos de busca na coluna do lado esquerdo da tela, no qual você pode buscar qualquer notícia atual ou antiga, de forma rápida e simples. Nesta coluna também existem categorias e tags que utilizamos para organizar as notícias, que podem auxiliar na sua busca.

  • COMO POSSO ENCONTRAR UMA NOTÍCIA ANTIGA PUBLICADA NO SITE?(…)

    ——————————————————————————————————-
    Mapas das hortas urbanas de São Paulo: cor e sabor na 
    paisagem da cidade

    Vem crescendo pelo Brasil a iniciativa de cidadãos que, de maneira voluntária, dedicam seu tempo ao plantio de hortas em locais públicos. Na capital paulista, vários bairros já possuem seus próprios espaços com muito alecrim, manjericão e hortelã

      A  A  +

    Suzana CamargoPlaneta Sustentável – 06/10/2014

    —————————————————

    Mapa interativo mostra onde encontrar feiras orgânicas em todo o Brasil

    A ferramenta foi criada pelo Idec e está disponível gratuitamente on-line.





 

     http://feirasorganicas.idec.org.br/

 ————————————————————————————————————————-

Se você compra comida orgânica, isto é o que você precisa saber

Além de estarem na moda, os cultivos fazem bem à saúde dos agricultores e dos solos

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/18/politica/1450467485_928256.html

Por trás da popularidade contida em todos os produtos orgânicos à disposição nos mercados da América Latina, existe um exército de agricultores que lutam para ter o trabalho reconhecido. São quase 10.200 no Brasil e 319.500 em toda a região, números que aumentam a cada ano, embora ainda haja poucas terras dedicadas a esse tipo de cultivo. Só 1,1% delas são dedicadas aos orgânicos, segundo o Instituto de Pesquisa sobre Agricultura Orgânica (FIBL, na sigla em alemão).(…)

INÍCIO 


var linkwithin_site_id = 2445455; Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...http://www.linkwithin.com/widget.js

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s