OPINIÃO DIFERENTE SOBRE A PREVENÇÃO DA DENGUE

Sempre é bom ter vários pontos de vista de uma mesma questão. Avaliar, analisar e julgar, fica por conta das cabeças pensantes e não daquelas que colocam seus miolos de molho.
Pensar! livrar-se de cabrestos! deixar o pensamento ir além e depois, até conseguir ver-se como um possível cientista! dentro de nós temos  todas as sementes humanas, a ciência, a arte, a filosofia, a tecnologia e todas as capacidades e possibilidades humanas geralmente estão dormindo…precisamos tentar acordá-las!

Nadia Gal Stabile – 14 02 2016

http://www.saudecuriosa.com.br/deixar-agua-parada-pode-ser/

*via amigo Guilherme

Deixar Água Parada é a Solução contra a Dengue e Não o Problema, diz Doutor

A melhor estratégia para combater o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus – é retirar do ambiente todos recipientes que acumulem água limpa? Se a pergunta for feita para o doutor em Doenças Tropicais e Saúde Internacional André Luis Soares da Fonseca a resposta será não!
<“Retirar potinhos de água não adianta nada. É uma estratégia errada. Você tem é que colocar potinhos de água para a fêmea do mosquito botar os ovos, depois basta você jogar a água fora e estará eliminando o problema”, ensina André Luis que é médico veterinário e professor de Imunologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O professor explica que é adepto da estratégia em sua casa e ensina aos seus alunos na universidade. “Retirar os potinhos de água não funciona. Estamos fazendo isso há 10 anos e não resolve”, analisa.
“Depois de botar o ovo, o mosquito morre. Você tem que colocar os potinhos de água em lugares que você se lembre de retirar depois que a fêmea botar os ovos. Ao menos três vezes por semana, você deve jogar a água fora. Se eu retirar todos os potinhos, o mosquito vai procurar a caixa da água ou locais escondidos, que eu não vou achar. Ajudando o mosquito a botar os ovos estou sendo mais inteligente do que ele“, acredita.

A proliferação do mosquito se deve a um “desequilíbrio ambiental imenso”, segundo o professor. Para ele, a teoria da higiene também está ajudando a aumentar a população do Aedes e demais mosquitos. “Quem contra a população de mosquitos, as aranhas e lagartixas. Porém, você não as vê mais nos ambientes”, diz.
Leia também: Mosquitoeira: aprenda a fazer uma armadilha letal para acabar com o mosquito da dengue
André Luis ataca também o fumacê amplamente usado pelas prefeituras para combater o Aedes. “Isso não funciona e agride o meio ambiente. O inseticida polui os mananciais de água. Isso não tem efeito biológico contra dengue. Quando você usa o fumacê para matar o mosquito, você também mata a aranha”, explica.
O doutor alerta que, diante da falta de predadores, os mosquitos se tornaram o topo da cadeia alimentar, num grave desequilíbrio ambiental. Para ele, a saúde pública no Brasil carece de críticas fundamentadas. “Hoje o País gasta milhões de reais em estratégias que não funcionam (…) Quanto mais se usa inseticidas, mais estamos agravando a situação da dengue, pois estamos eliminando não só os mosquitos, mas seus predadores”, critica.
Porém, ele enaltece as iniciativas científicas, como os mosquitos transgênicos estéreis que foram soltos em fase de teste no interior de São Paulo. Após liberado, o macho de DNA alterado fecunda a fêmea que produzirá ovo infértil, impedindo o nascimento de novos mosquitos. “Isso sim é ciência, é eficaz de verdade. Deveríamos investir em tecnologias desse tipo”, propõe.
Fonte: Diário Digital
 

 
 *sobre mosquitos transgênicos citados neste artigo, ver :  
Médicos citam larvicida da Monsanto como potencial causa de microcefalia no Brasil – #FORAMONSANTO
http://www.publikador.com/saude/paulo-machado/medicos-citam-larvicida-da-monsanto-como-potencial-causa-de-microcefalia-no-brasil
 
*ver também : 
http://sarauxyz.blogspot.com.br/2016/02/e-ainda-chamam-de-doidos-os-adeptos-de.html
 
 
 
 

INÍCIO 


var linkwithin_site_id = 2445455; Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...http://www.linkwithin.com/widget.js

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nadia Gal Stabile - Arte digital

Arte Digital de Nadia Gal Stabile

Farofa Filosófica

Ciências Humanas em debate: conteúdo para descascar abacaxis...

eladiofernandez

Luz sobre sombras. Café cultural.

CARMELIANA

Arte e Literatura

Estudantesporemprestimo's Blog

Just another WordPress.com weblog

Instituto Augusto Boal (blog oficial)

Preservar e fomentar o legado de Augusto Boal

Notícias

Sua melhor fonte de informações no Brasil sobre o ator sul coreano Jung Kyung Ho

EL ROBOT PESCADOR

pescando noticias de aquí y de allá...

Sustentabilidade e Democracia

Contribuindo Para um Mundo Mais Justo

Douda Correria

Nascida em 2013, a Douda Correria tem uma linha editorial muito ténue, tão ténue que quase não se vê, uma linha que mais do que se ver pressente-se nos títulos que por paixão vai dando à estampa. No seu labirinto de afectos encontram-se autores de várias línguas, sendo o que de mais belo há neles a capacidade de inventar sua própria linguagem sem menosprezar a dos outros. É possível que nada disto faça sentido, é até desejável que nada disto faça sentido. Um cavalo alucinado também não faz sentido, no entanto galga e prossegue sob a espora. (Contacto: doudacorreria107@gmail.com - Facebook: https://www.facebook.com/doudascorrerias/)

Saindo das prateleiras

Exterminando as traças e os troços

Leonardo Boff

O site recolhe os artigos que escrevo semanalmente e de alguns outros que considero notáveis.Os temas são ética,ecologia,política e espiritualidade.

radioproletario

Comuna Libertária - Palavra Libertária

professores contra o escola sem partido

Educadoras, educadores e estudantes contra a censura na educação

JORNALIVRE

O jornalismo em prol da liberdade

EL BLOG DE CARLOS

Por un mundo mejor, posible y necesario

Hits Perdidos

Em busca do próximo grande hit

Alice Duarte Soluções Sistêmicas

Atendimentos em grupo e individual (presencial e on-line) e workshops teórico-vivenciais. Facilitação de processos de autoconhecimento, solução de conflitos, tomada de decisão, diagnóstico e cura emocional através da Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional (Hellinger Sciencia).

Lida Diária

conjuntura política e contextos de luta - por Marcelo Castañeda

MONKEYJHAYAM

DIARIO DE BORDO!!!

..::Mundo Retorcido::..

Hay que apreciar la 'retorcidez' del mundo XD

Esquadrão do Conhecimento

A dúvida não passa por aqui.

JOAO WAINER

FOTOJORNALISMO / DOCUMENTÁRIO

%d blogueiros gostam disto: