Herbert Marcuse, o Pensador da Juventude – 2013 – documentário












Parte 1 – Herbert Marcuse, o Pensador da Juventude – 2013


https://www.youtube.com/watch?v=aA3PhWFopls
 



Publicado em 29 de mar de 2013 

Realização: Profª Evie Giannini (UERJ/PPGPS) Orientação: Prof. Dr. Jorge Coelho Soares (UERJ/PPGPS) Roteiro: Profª Evie Giannini e Prof. Dr. Jorge Coelho Soares Distribuição Independente / Brasil – 2013 

APRESENTAÇÃO: Herbert Marcuse está entre os mais proeminentes representantes do pensamento crítico da Escola de Frankfurt. Judeu nascido em Berlim, no fim do Século XIX (1898), viveu os áureos tempos do Império Alemão (1871-1918); testemunhou a Primeira Guerra Mundial (1914-1918); seguiu de perto a Liga Espartaquista (1915-1919); acompanhou a imensa crise alemã que gerou a hiperinflação da década de 1920; assistiu Adolf Hitler (1889-1945) erigir seu Estado Totalitário reduzindo vidas a pó, e viu-se obrigado a emigrar para Genebra (1933) e depois para Nova Iorque (1934), onde viu eclodir a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a intervenção americana no Vietnã (1955-1975). Presenciar a História pelo olho do furacão, fez de Marcuse um pensador atento e crítico e, ao mesmo tempo, esperançoso e entusiasta dos movimentos jovens que o Século XX viu nascer, ebulir e arrefecer. Seu pensamento analítico afiado traduzido em suas grandes obras, tais como Eros e Civilização (1955) e O Homem Unidimensional (1964), assim como sua irresistível vontade de crer na transformação social convertida em debates com jovens ativistas e intelectuais engajados, marcaram uma geração inteira – e continua a atrair gerações que buscam entender a crise de nosso tempo: suas causas, efeitos e modos de recusa como alternativas para construir uma vida com mais sentido. Este documentário – dividido em duas partes – segue os caminhos mais marcantes que levaram Herbert Marcuse a ser inscrito no painel dos grandes intelectuais do Século XX, referenciado como Pensador da Juventude e Filósofo da Contestação. 

SINOPSE (Parte 1) – Esta primeira parte do documentário viaja para os primeiros anos da infância e adolescência de Marcuse em Berlim, por sua educação robusta que lhe apresentou às principais referências do romantismo alemão, entre eles Friedrich von Schiller (1759-1805) sua primeira grande influência intelectual. Ainda segue o jovem Marcuse no Movimento Wandervögel onde desenvolve seu olhar crítico que o leva ao SPD – Partido Social Democrata – sob a liderança de Karl Liebknecht (1871-1919) e Rosa Luxemburgo (1871-1919) inspirando Marcuse a aderir, em 1918, à Liga Espartaquista, um movimento marxista e revolucionário com presença profundamente marcante na Revolução de 1918 da Alemanha. Esta fase de sua vida lhe marcará por toda a vida, como pensador e cidadão. A força jovem e a força repressiva sentidas nestes tempos farão de Marcuse um crítico afiado acompanhado de uma prudência realista, ao mesmo tempo entusiasta enérgico da transgressão necessária encampada pelos jovens a favor da transformação social – fazendo de Herbert Marcuse o Pensador da Juventude. 

Esta biografia foi preparada especialmente para o 8º CONPSI (Congresso Norte-Nordeste de Psicologia), com o tema: “Psicologia, Contemporaneidade e Inserção Social: Desafios e Perspectivas”, realizado em Maio de 2013, na UFC (Universidade Federal do Ceará), Fortaleza, durante um mini-curso intitulado “Herbert Marcuse: Pensador da Juventude, Filósofo da Contestação na Contemporaneidade”. NOTA: Este vídeo é parte integrante da série audiovisual da Tese de Doutorado: “Tempo, Trabalho e Subjetividade — Crises da Atualidade”, de autoria da Profª. Evie Giannini, sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Coelho Soares, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS/UERJ) / 2010-2014 

Para uso e divulgação, favor fazer a citação dos autores e do título da Tese que gerou este vídeo.





INÍCIO 


var linkwithin_site_id = 2445455; Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...http://www.linkwithin.com/widget.js

Anúncios
Categorias Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

biobiosaudefeminina

Saúde Feminina & Absorventes Reutilizáveis

Socializando

Somos o que compartilhamos...

Oceano de Letras

Just another WordPress.com site

Ensaios, Ideias e Reflexões

"Suba ao monte e contempla a terra prometida; mas não direi que entrará nela."

Afeto é deixar-se afetar

Por Alexandra Mandalla

Nadia Gal Stabile - Arte digital

Arte Digital de Nadia Gal Stabile

Farofa Filosófica

Ciências Humanas em debate: conteúdo para descascar abacaxis...

eladiofernandez

Luz sobre sombras. Café cultural.

CARMELIANA

Arte e Literatura

Estudantesporemprestimo's Blog

Just another WordPress.com weblog

Instituto Augusto Boal (blog oficial)

Preservar e fomentar o legado de Augusto Boal

Notícias

Sua melhor fonte de informações no Brasil sobre o ator sul coreano Jung Kyung Ho

EL ROBOT PESCADOR

pescando noticias de aquí y de allá...

Sustentabilidade e Democracia

Contribuindo Para um Mundo Mais Justo

Douda Correria

Nascida em 2013, a Douda Correria tem uma linha editorial muito ténue, tão ténue que quase não se vê, uma linha que mais do que se ver pressente-se nos títulos que por paixão vai dando à estampa. No seu labirinto de afectos encontram-se autores de várias línguas, sendo o que de mais belo há neles a capacidade de inventar sua própria linguagem sem menosprezar a dos outros. É possível que nada disto faça sentido, é até desejável que nada disto faça sentido. Um cavalo alucinado também não faz sentido, no entanto galga e prossegue sob a espora. (Contacto: doudacorreria107@gmail.com - Facebook: https://www.facebook.com/doudascorrerias/)

Saindo das prateleiras

Exterminando as traças e os troços

Leonardo Boff

O site recolhe os artigos que escrevo semanalmente e de alguns outros que considero notáveis.Os temas são ética,ecologia,política e espiritualidade.

radioproletario

Comuna Libertária - Palavra Libertária

professores contra o escola sem partido

Educadoras, educadores e estudantes contra a censura na educação

JORNALIVRE

O jornalismo em prol da liberdade

RE-EVOLUCIÓN

Combatiendo al fascismo internacional

Hits Perdidos

Em busca do próximo grande hit

Alice Duarte Soluções Sistêmicas

Atendimentos em grupo e individual (presencial e on-line) e workshops teórico-vivenciais. Facilitação de processos de autoconhecimento, solução de conflitos, tomada de decisão, diagnóstico e cura emocional através da Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional (Hellinger Sciencia).

Lida Diária

conjuntura política e contextos de luta - por Marcelo Castañeda

MONKEYJHAYAM

DIARIO DE BORDO!!!

..::Mundo Retorcido::..

Hay que apreciar la 'retorcidez' del mundo XD

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close