Nota Pública #JuventudePelaDemocracia

17 março 2016 11:41 PM‎ 

Nota Pública #JuventudePelaDemocracia

https://www.oximity.com/article/Nota-P%C3%BAblica-JuventudePelaDemocra-1?utm_campaign=it&utm_source=it-5-folDig&utm_medium=email

por NINJA

 
Nenhum passo atrás! Garantir a democracia é vital para as juventudes!

A efetivação dos direitos juvenis requer o funcionamento pleno da democracia. Por essa razão, o acesso à justiça e a democratização das comunicações estão entre os eixos prioritários da plataforma política do Fórum das Juventudes da Grande BH, lançada em agosto de 2014.
O projeto genocida em curso no Estado brasileiro envolve a manutenção histórica de uma institucionalidade racista e autoritária, marcada por seletividade do sistema de justiça, com o encarceramento em massa de negros e pobres; truculência e repressão como modelo de segurança pública, com a prática recorrente de abusos, tortura e outros crimes pelas polícias; e controle econômico dos meios de comunicação convencionais, que se prestam a propagar preconceitos e estereótipos que contribuem decisivamente para a reprodução das desigualdades sociais. Essa realidade de suspensão da ordem democrática, denunciada há décadas pelos movimentos negros e populares, afeta a população negra e periférica de forma brutal, com consequências macabras para as juventudes.
A atual situação política e social do país aponta para o agravamento desse quadro, mediante a ruptura de procedimentos e princípios que atingem o cerne do Estado Democrático de Direito, o que ameaça toda a sociedade brasileira. Retrocessos institucionais certamente significarão perdas ainda maiores para a juventude negra e periférica, que já não tem seus direitos fundamentais devidamente protegidos pelo Estado.
Manifestamos nossa posição em favor da investigação rigorosa das denúncias de corrupção envolvendo setores do governo, partidos de oposição, empresas e agentes públicos. Repudiamos a manipulação de informações, a incitação à violência e as arbitrariedades cometidas por operadores do Poder Judiciário e sua associação perversa com a mídia, em uma escalada que configura, a cada dia, crescentes e alarmantes ataques ao regime democrático. Defendemos a radicalização da democracia como valor e exercício a serem preservados na convivência cotidiana e nas diversas instituições. Reivindicamos políticas públicas para a inclusão real de jovens, mulheres, negras/os, pobres, lésbicas, gays, transexuais, pessoas com deficiência e outros grupos subalternizados.
Que o nosso desejo de profundas transformações sociais não se apague em momentos de crises políticas. Que as nossas lutas se fortaleçam!

Quem somos
O Fórum das Juventudes da Grande BH é uma rede formada por ativistas autônomas e organizações que defendem os direitos juvenis, com foco no enfrentamento à violência contra as juventudes. Nossa atuação é pautada pelo respeito à diversidade, aos direitos humanos e à democracia. Somos uma articulação não governamental, suprapartidária e não confessional.

Conheça nossa plataforma política: http://juventudescontraviolencia.org.br/plataformapolitica/

 




INÍCIO 


var linkwithin_site_id = 2445455; Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...http://www.linkwithin.com/widget.js

Anúncios
Categorias Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Milenar - Construindo um novo Amanhã

Roteiro para um Mundo Novo

DITIRAMBOS

Poemas, Ensaios, Críticas, Biografias, Tudo Sobre Poesia e Poetas Realmente Importantes. A Poesia em Diálogo com outras Artes. A isso se propõe o Ditirambos. Haroldo de Campos: Não importa de fato chamar o poema de poema: importa consumi-lo, de uma ou outra forma, como coisa.

biobiosaudefeminina

Saúde Feminina & Absorventes Reutilizáveis

Socializando Saberes

Somos o que compartilhamos...

Oceano de Letras

Just another WordPress.com site

Ensaios, Ideias e Reflexões

"Suba ao monte e contempla a terra prometida; mas não direi que entrará nela."

Afeto é deixar-se afetar

Por Alexandra Mandalla

Nadia Gal Stabile - Arte digital

Arte Digital de Nadia Gal Stabile

Farofa Filosófica

Ciências Humanas em debate: conteúdo para descascar abacaxis...

eladiofernandez

Luz sobre sombras. Café cultural.

CARMELIANA

Arte e Literatura

Estudantesporemprestimo's Blog

Just another WordPress.com weblog

Instituto Augusto Boal (blog oficial)

Preservar e fomentar o legado de Augusto Boal

Notícias

Sua melhor fonte de informações no Brasil sobre o ator sul coreano Jung Kyung Ho

EL ROBOT PESCADOR

pescando noticias de aquí y de allá...

Sustentabilidade e Democracia

Contribuindo Para um Mundo Mais Justo

Douda Correria

Nascida em 2013, a Douda Correria tem uma linha editorial muito ténue, tão ténue que quase não se vê, uma linha que mais do que se ver pressente-se nos títulos que por paixão vai dando à estampa. No seu labirinto de afectos encontram-se autores de várias línguas, sendo o que de mais belo há neles a capacidade de inventar sua própria linguagem sem menosprezar a dos outros. É possível que nada disto faça sentido, é até desejável que nada disto faça sentido. Um cavalo alucinado também não faz sentido, no entanto galga e prossegue sob a espora. (Contacto: doudacorreria107@gmail.com - Facebook: https://www.facebook.com/doudascorrerias/)

Saindo das prateleiras

Exterminando as traças e os troços

Leonardo Boff

O site recolhe os artigos que escrevo semanalmente e de alguns outros que considero notáveis.Os temas são ética,ecologia,política e espiritualidade.

radio o proletário

Comuna Libertária - Palavra Libertária

professores contra o escola sem partido

Educadoras, educadores e estudantes contra a censura na educação

JORNALIVRE

O jornalismo em prol da liberdade

RE-EVOLUCIÓN

Combatiendo al fascismo internacional

Hits Perdidos

Em busca do próximo grande hit

Alice Duarte Soluções Sistêmicas

Atendimentos em grupo e individual (presencial e on-line) e workshops teórico-vivenciais. Facilitação de processos de autoconhecimento, solução de conflitos, tomada de decisão, diagnóstico e cura emocional através da Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional (Hellinger Sciencia).

Lida Diária

conjuntura política e contextos de luta - por Marcelo Castañeda

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close