EMILIA FERREIRO – ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS











Reflexões sobre Alfabetização – Emilia Ferreiro – Aula 01





https://www.youtube.com/watch?v=l-f0yykN29Y




Publicado em 8 de set de 2014
Assista,
gratuitamente, a primeira parte da aula do livro Reflexões sobre
Alfabetização, da autora Emilia Ferreiro, que está na bibliografia do
curso online para PEB I.




Emilia Ferreiro – outubro de 2006

https://www.youtube.com/watch?v=ImQa0t_qVm4


Publicado em 16 de nov de 2009
Trecho
de palestra de Emilia Ferreiro na 1ª Semana de Educação, em outubro de
2006, em que ela fala sobre a oposição entre alfabetização e letramento e
entre construtivismo e método fônico.



Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi (Buenos Aires, 1936) é uma psicóloga e pedagoga argentina, radicada no México, doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget[1] .
Em 1970 depois de se formar em psicologia pela Universidade de Buenos Aires, estuda na Universidade de Genebra, onde trabalha como pesquisadora-assistente de Jean Piaget e obtém o seu PhD sob a orientação do psicopedagogo suiço. Retorna a Buenos Aires, em 1971. Forma um grupo de pesquisa sobre alfabetização e publica sua tese de doutorado – Les relations temporelles dans le langage de l’enfant. No ano seguinte, recebe uma bolsa da Fundação Guggenheim (EUA). Em 1974 afasta-se de suas funções docentes na Universidade de Buenos Aires.
Em 1977, após o golpe de Estado na Argentina passa a viver em exílio na Suíça, lecionando na Universidade de Genebra. Inicia com Margarita Gómez Palacio uma pesquisa em Monterrey (México) com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem. Em 1979 passa a residir no México com o marido, o físico e epistemólogo Rolando García, com quem teve dois filhos.
Atualmente é Professora Titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México.




Principais trabalhos publicados

  • Les relations temporelles dans le langage de l’enfant
  • Los sistemas de escritura en el desarrolo del niño, em co-autoria de Ana Teberosky.
  • 1982 Nuevas perspectivas sobre los procesos de lectura y escrita
    (com Margarita Gómez Palacio), resultado de pesquisa com mais de mil
    crianças em que distingue oito níveis de conceitualização da escrita.
  • 1985 Proceso de alfabetización. La alfabetización en proceso.
  • 1986 Los sistemas de escritura en desarollo del niño, publicada no Brasil com o nome de A Psicogênese da língua da língua escrita.
  • 1989 organiza e edita Los hijos del analfabetismo e Propuestas para la alfabetización escolar em América Latina, livro que reúne experiências inovadoras de alfabetização realizadas na Argentina, no Brasil, no México e na Venezuela.

Títulos e honrarias

Recebeu seis títulos Honoris causa por seus trabalhos: em 1992, da Universidade de Buenos Aires; em 1995, da UERJ; em 1999, da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina); em 2000, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina), e, em 2003, das universidades de Comahue (Argentina) e Atenas (Grécia).
Em 2001, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educativo do governo brasileiro .




https://pt.wikipedia.org/wiki/Emilia_Ferreiro






INÍCIO 



var linkwithin_site_id = 2445455;

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...http://www.linkwithin.com/widget.js

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s